O que são extensões de domínio e como escolher?

O domínio é o seu nome na Internet e é constituído por duas partes: o nome e a extensão.

Por exemplo, para o domínio portugalmail.pt o nome é portugalmail e a extensão é .pt. A escolha da extensão do domínio é normalmente uma questão de preferência mas há no entanto algumas considerações que devem ser tidas em conta.

 

  • É preferível escolher um domínio do tipo internacional - .com , .net , .org - se o seu site se dirigir a utilizadores de várias países. No entanto estas extensões consideram-se hoje generalistas e revelam-se uma opção mais fácil e económica, atendendo que não é necessário cumprir quaisquer requisitos para registar um domínio deste tipo, basta que esteja disponível.
  • Por outro lado se o público alvo do site são utilizadores de um país em particular, é preferível optar por um domínio de extensão nacional - .pt ou .com.pt - no caso de Portugal.
  • Existe ainda a extensão .eu, exclusiva para a Europa. O único requisito para este domínio é que o indívuo seja um cidadão europeu e no caso de se tratar de uma empresa, esta deverá ter sede ou delegação na Europa.
  • Se pretender proteger o seu nome de domínio em países particulares ou em extensões internacionais, poderá optar pelo registo de vários domínios com diferentes extensões - .es, .fr, .co.uk (...)

 

Um dos primeiros passos para a escolha da extensão será verificar se o domínio que pretende já se encontra registado. Utilize a caixa de pesquisa seguinte e verifique a disponibilidade do seu domínio.

Domínio:


Nota: Recorde-se que nada o impede de registar o mesmo domínio em duas extensões, redireccionando um domínio para o outro, sem qualquer custo adicional. Por exemplo, poderá adquirir o domínio empresadoporto.com (construíndo o seu site debaixo desse domínio) e registar um segundo domínio - por exemplo, empresadoporto.pt - redireccionando-o para o mesmo site. Assim, terá dois sites num só!

Cette réponse était-elle pertinente?

 Imprimer cet article

Consultez aussi

Como renovar o meu domínio?

Para proceder à renovação do seu domínio deve, em primeiro lugar,...

O que é um sub-domínio?

Um sub-domínio é um domínio derivado do domínio principal. Por...

Qual é o preço de um domínio?

O preço do domínio varia conforme a extensão do domínio pretendido - .com, .pt, .eu. Por favor...

Tenho um domínio .pt já registado. Como posso transferir para a gestão do Ping.pt?

Para transferir o seu domínio deverá:   Aceder à sua área de cliente no site da DNS.pt com os...

Como redireccionar o meu domínio para um site já criado?

Os domínios geridos por Ping incluem um conjunto de serviços prestados de forma...