O que são extensões de domínio e como escolher?

O domínio é o seu nome na Internet e é constituído por duas partes: o nome e a extensão.

Por exemplo, para o domínio portugalmail.pt o nome é portugalmail e a extensão é .pt. A escolha da extensão do domínio é normalmente uma questão de preferência mas há no entanto algumas considerações que devem ser tidas em conta.

 

  • É preferível escolher um domínio do tipo internacional - .com , .net , .org - se o seu site se dirigir a utilizadores de várias países. No entanto estas extensões consideram-se hoje generalistas e revelam-se uma opção mais fácil e económica, atendendo que não é necessário cumprir quaisquer requisitos para registar um domínio deste tipo, basta que esteja disponível.
  • Por outro lado se o público alvo do site são utilizadores de um país em particular, é preferível optar por um domínio de extensão nacional - .pt ou .com.pt - no caso de Portugal.
  • Existe ainda a extensão .eu, exclusiva para a Europa. O único requisito para este domínio é que o indívuo seja um cidadão europeu e no caso de se tratar de uma empresa, esta deverá ter sede ou delegação na Europa.
  • Se pretender proteger o seu nome de domínio em países particulares ou em extensões internacionais, poderá optar pelo registo de vários domínios com diferentes extensões - .es, .fr, .co.uk (...)

 

Um dos primeiros passos para a escolha da extensão será verificar se o domínio que pretende já se encontra registado. Utilize a caixa de pesquisa seguinte e verifique a disponibilidade do seu domínio.

Domínio:


Nota: Recorde-se que nada o impede de registar o mesmo domínio em duas extensões, redireccionando um domínio para o outro, sem qualquer custo adicional. Por exemplo, poderá adquirir o domínio empresadoporto.com (construíndo o seu site debaixo desse domínio) e registar um segundo domínio - por exemplo, empresadoporto.pt - redireccionando-o para o mesmo site. Assim, terá dois sites num só!

آیا این پاسخ به شما کمک کرد؟

 پرینت این مقاله

در همین زمینه

Tenho um domínio .pt já registado. Como posso transferir para a gestão do Ping.pt?

Para transferir o seu domínio deverá:   Aceder à sua área de cliente no site da DNS.pt com os...

O que é um domínio?

Um domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de...

Como renovar o meu domínio?

Para proceder à renovação do seu domínio deve, em primeiro lugar,...

O que é um sub-domínio?

Um sub-domínio é um domínio derivado do domínio principal. Por...

Como redireccionar o meu domínio para um site já criado?

Os domínios geridos por Ping incluem um conjunto de serviços prestados de forma...